Como escolher um terreno para construir?

Olá! Bem-vindos ao nosso blog! Depois de muito pensar sobre qual seria o primeiro post ideal resolvemos começar do começo: como escolher o seu terreno antes de construir?

Tanto para empreendimentos residenciais quanto comerciais, a escolha do local é um dos fatores mais importantes que determinam seu o sucesso e atendimento às suas expectativas.

Cada projeto de arquitetura deve ser feito exclusivamente para o local, pois muitos fatores influenciam na elaboração do que será construído ali e, portanto, é crucial que antes da escolha e eventual compra de um terreno sejam feitas avaliações de diversos fatores como o seu formato, topografia, orientação solar e outros elementos que definirão o que pode ser construído ali e moldarão as expectativas.

Para auxiliá-lo na escolha do terreno, daremos aqui algumas dicas que te ajudarão a escolher melhor o local ideal para estabelecer o seu empreendimento comercial ou residencial.

Contexto

A primeira coisa que devemos olhar antes de escolher um terreno é o contexto no qual ele está inserido. Quem são os vizinhos? Não é uma boa ideia construir uma casa cercada por edifícios altos pois isso implica em perda de privacidade. É importante escolher a sua vizinhança de acordo com o seu estilo de vida. Se você é uma pessoa que gosta de fazer as coisas á pé, certifique-se que você está construindo a sua casa próxima à serviços mais utilizados como supermercados, padarias e farmácias.

Já para empreendimentos comerciais é importante procurar locais que são frequentados pelo público que você procura, que já estão posicionados no imaginário da sua clientela. Lojas de maior porte e com estacionamentos podem ser posicionadas em vias de fluxo rápido desde que prevejam estacionamento para seus clientes e boa visibilidade. Já lojas menores e mais charmosas podem se beneficiar de uma localização mais discreta entre outras lojas similares e em bairros onde as pessoas costumam andar muito a pé.

Orientação solar x superfícies de vidro.

Vivemos em um país em que a maioria dos dias do ano apresenta temperaturas elevadas. Desta forma, é muito importante que evitemos superfícies envidraçadas voltadas para as orientações solares onde há maior incidência nos dias quentes e no período da tarde.

As fachadas com maior incidência solar são a oeste e a norte e normalmente não é recomendado realizar grandes aberturas nestes sentidos.

Por exemplo, se o seu terreno tiver uma vista maravilhosa voltada para o sentido oeste é provável que você não consiga colocar grandes janelas ou portas de vidro sem qualquer tipo de bloqueio ou proteção solar ali, pois na maior parte do dia estas ficarão fechadas ou bloqueadas por cortinas.

No caso de um comércio, nos quais muitas vezes é importante vitrines de vidro para a rua, esse problema pode ser ainda mais agravante, gerando reflexos nos vidros ou danificando os produtos.

Desta forma, para superfícies envidraçadas escolha principalmente as orientações sul e leste.

Topografia

Terrenos inclinados não são um problema na hora de executar nenhum projeto. Projetos com acessos em vários níveis podem ser um trunfo na hora de pensar o fluxo dentro da sua loja ou edifício comercial, fazendo com que os clientes circulem mais livremente por dentro do edifício.

Para residências o mesmo é válido, uma casa com acessos por vários níveis pode significar uma dinâmica interessante e moderna para a sua casa.

O que não vale é comprar ou alugar um terreno inclinado com expectativas de executar seu empreendimento tal qual seria feito em um terreno plano. Isso pode gerar um custo excessivo com movimentações de terra. O ideal é aproveitar ao máximo as vantagens que cada terreno dá!

 

 Que tal construir uma casa encravada na montanha?  Projeto: Villa Boscana - OLARQ Osvaldo Luppi Architects; Imagem: Mauricio Fuertes; 

Que tal construir uma casa encravada na montanha?

Projeto: Villa Boscana - OLARQ Osvaldo Luppi Architects; Imagem: Mauricio Fuertes; 

Legislação

Outro fator importante na hora de escolher o seu terreno para qualquer tipo de uso é olhar a legislação vigente. A cada local se aplicam normas diferentes de afastamentos, alturas máximas, usos, áreas de preservação, entre outros. Estas normas determinam como e quanto o seu terreno poderá ser aproveitado.

Espero que vocês tenham curtido o nosso primeiro post! Para dúvidas, comentários ou sugestões não hesite em entrar em contato por e-mail, telefone ou pelos comentários!